quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Destino - Ally Condie


SINOPSE: Na distopia criada pela autora, o futuro parece muito tranqüilo. Os indivíduos têm acesso à educação, emprego e todo o bem-estar que um governo pode proporcionar - as ruas são extremamente limpas e organizadas e os meios de transporte são moderníssimos. Mas é esse mesmo governo, a quem todos chamam agora de Sociedade, é que decide onde se deve morar, o que comer, onde trabalhar, como se divertir, com quem se casar e quando se deve morrer.

"Quando penso sobre de onde veio a idéia para este livro, tenho que dar todos os méritos ao meu marido", revela a autora. "Nós estávamos tendo uma conversa sobre casamento, e ele perguntou: e se o governo pudesse decidir com quem as pessoas deveriam casar, e se este sistema fosse realmente excelente? E então nós começamos a falar sobre a idéia das pessoas serem divididas por pares."

Em "Destino", primeiro livro de uma trilogia, a protagonista Cassia tem absoluta confiança nas escolhas que a Sociedade lhe reserva. Ter o futuro definido pelo sistema é um preço aparentemente pequeno a se pagar por uma vida tranqüila e saudável e pela escolha do companheiro perfeito para formar uma família. Como a maioria das meninas, aos 17 anos, ela já está pronta para conhecer seu Par. Após o anúncio oficial, a menina sente-se mais segura do que nunca. Romântica, sonhava há anos com o momento do Banquete do Par, a cerimônia em que a Sociedade aponta aos jovens com quem irão casar. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.

Na cerimônia, Cassia recebe um microcartão onde estão armazenadas todas as informações que precisa saber sobre seu futuro marido. Mas ao inseri-lo no terminal de sua casa, tem uma grande surpresa: a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo. É Ky Markham, um antigo vizinho, quem ela vê. Neste instante, o mundo de certezas absolutas que conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão.
A partir deste momento, a autora cria um clima de angústia e expectativa em função da culpa que a adolescente sente por estar se desviando do que a Sociedade espera. Ao contrário de outras obras de ficção científica, o livro não é centrado em cenas de ação. "O universo de Destino foi inspirado em uma série de pequenas experiências ao longo de minha vida. Coisas aparentemente simples, mas que me marcaram de forma profunda, como aquela conversa com meu marido sobre o futuro e o meu baile de formatura. E outras coisas ainda mais genéricas, como a sensação de se apaixonar ou ter o primeiro filho. Acho que o meu livro é diferente das obras do mesmo gênero exatamente por estar centrado em questões mais introspectivas."

MINHA OPINIÃO: Cassia é uma adolescente comum, apesar de te seus sonhos não serem tão comuns. Mas na verdade o que  faz dela assim, é o mundo onde ela vive. O livro se passa em um futuro não identificado, onde o governo é chamado de Sociedade. Esta sociedade, justificando que com fins de melhorar a vida de seus habitantes, controla desde a profissão, o par e até mesmo o momento de morrer das pessoas!!!! 


As profissões são definidas para cada pessoa baseada em suas habilidades. Como eu disse, o sonho de Cassia é um tanto incomum, mas isto por que ela conta os dias para o dia do seu  Banquete do Par, que é uma cerimonia que ocorre no prédio da prefeitura, com a presença de todos os jovens que completaram 17 anos. Neste Banquete é apresentado o "par" de cada um dos jovens, através de um equipamento que cruza as informações de cada pessoa (de todoas as provicias) e defini quem seria melhor para quem.


Este é o momento de Cassia!!! Após muita espectativa e preparativos finalmente ela conhecerá o seu par.....entre inumeros jovens de todas as provincias, segundo o equipamento, o par dela se encontra na mesma provincia que ela (fato raro de ocorrer) e é com muita felicidade e surpresa que ela descobre que seu par é ninguem menos que seu melhor amigo Xander.


Neste momento a historia da uma esfriada e você começa a companhar Cassia a se adequar a nova situação onde seu melhor amigo se tornou seu namorado. Mas a hostória realmente aquece novamente quando Cassia vai verificar as informações que recebeu de Xander através de seu microcartão e lá  rosto que aparece é de Ky, seu vizinho e conhecido do colégio.


Confesso que me peguei bastante curiosa por cada vez mais saber sobre Ky, afinal, é um personagem intrigante e cheio de mistérios. Outras vezes, me peguei achando Cassia nada corajosa e ficando com raiva de certas atitudes. Mas claro que me supreendi roendo as unhas torcendo para que certos planos dessem certo. Xander é um rapaz adorável, mas no contato que temos com ele, minha impressão não passou disto, muito inteligente e fiel a sua amizade com Cassia.


Lógico que para meu total tormento, o livro acaba sem final, o que me deixou mega ansiosa pelo próximo.


Por fim, não posso julgá-lo como um dos meus livros favoritos, mas foi bastante legal a leitura.


Como já mencionado, este é apenas o primeiro livro da trilogia, seguem mais informações sobre os próximos volumes:




Crossed - Volume 2

Este volume já teve lançamento nos Estados Unidos em Novembro/2011 e segundo a editora Suma de Letras ele deve estar chegando aqui por volta de Junho/2012.
Assumo que estou super curiosa com a leitura, primeiro por que deva envolver um pouco mais de emoção afinal Cassia deixa de seguir as ordens da Sociedade e vai atrás de Ky para tentar salvá-lo. Outra coisa que chama a atenção é que autora - Ally Condie - já comentou que este é o volume favorito dela....então promete heim !!! rsrsrs

Confesso que este segundo volume, as vezes inconscientemente me faz lembrar do livro "A Hospedeira" de Stephenie Meyer.

Por fim o terceiro volume da série deve ser lançado por aqui no final de 2012 mas não foram divulgadas muitas outras informações.

Para animar, para os que gostaram, estão gostando da historia ou até mesmo para aqueles que acham a historia interessante mas não gosta de ler, os direitos autorais do livro foram comprados pela Disney, e imaginamos que em breve o mesmo virará filme e assim poderemos mais uma vez reviver a historia de Cassia, só que nas telinhas.

Bjos à todos e comentem se souberem novidades !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário